segunda-feira, 8 de maio de 2017

O Chamado, por Morbitvs Vividvs

Este é um texto que tenho a algum tempo (anos) em meus arquivos, de uma época antes da queda. O autor é conhecido como Morbitvs Vividvs, vocês sabem onde encontrar.

Conta-se que houve um padre, que era excessivamente bom. Ele era escarnecido por todos, mas nunca revidava. Ele humilhava a si mesmo e nunca realizou nada. Ele vivia para catequizar os índios e orar, e ultimamente não andava bem de saúde. Em sua última viagem missionária, ao voltar de uma aldeia indígena seus confrades se surpreenderam ao vê-lo carregando um ovo. Perguntado de onde vinha o ovo, ele disse que este havia caído do céu como um relâmpago.'. De um ninho alto ele foi arremessado, mas não quebrou quando caiu ao chão, pois foi bem recebido pela Terra que amorteceu sua queda e o confortou.

O que eles não sabiam é que este era um ovo de inajé, um ovo de gavião. O padre então colocou este ovo junto dos ovos que seriam chocados por sua galinha. Quando as cascas começaram a se quebrar o padre já havia morrido. Entre pintainhos nasceu então um gavião que cresceu entre galos e galinhas e de muitas formas acabou se tornando semelhante a eles.

Como vivia olhando para o céu, e um dia teve nele uma visão fantástica. Sob o sol e sobre as nuvens, avistou um pássaro majestoso, forte, belo e livre. O pássaro olhou de volta e emitiu um grito que rasgou o céu e assustou os aninhados. O chamado entrou nos ouvidos do gavião e este reconheceu a si mesmo. Olhou novamente para baixo e viu seus irmãos e irmãs ciscando minhocas no chão. Em um salto, pôs se ao céu e com suas próprias asas voou alto para unir-se ao seu destino.

Morbitvs Vividvs>

I should have had read to this more often in the recent decade.

Nenhum comentário :