quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sobre rotina de estudo

Nota do editor: Este texto foi, originalmente, uma resposta a uma de minhas alunas da disciplina de Ética e Empreendedorismo, que pretendia participar de um concurso. Por isto a reposta é um pouco direcionada para os objetivos dela, ainda assim acredito que tenha valor para todos.
Willyans Maciel

Sobre o concurso. Metas são metas, e funcionam de modo parecido em qualquer empreendimento na vida, se não estiverem bem divididas no tempo que você tem nada funcionará.
Eu já tive de montar rotinas de estudo, para muitas coisas, a base de tudo é entender quais conhecimentos você já tem e quais você não tem. Dividir isto no tempo que você tem até a prova e no tempo que você tem disponível na sua semana. Então, eliminar item por item. Depois é só revisar e fazer a prova com tranquilidade.
O primeiro conhecimento que você a rigor ainda não tem é o conhecimento do funcionamento do concurso, então esta é a primeira fase, que vai lhe ajudar a entender se foca em fortalecer aquilo que faz bem ou se foca em melhorar o que não faz bem.
Em seguida é preciso dividir o conteúdo que precisa ser aprendido, aquele que você não tem conhecimento prévio, em partes, para que possa ser apreendido.
Um erro muito comum é tentar aprender e praticar tudo ao mesmo tempo. É preciso primeiro entender e apreender o conteúdo daquela disciplina, para depois praticá-la. Por isto sempre sugiro que se estabeleça primeiro uma rotina de aprendizado, tema a tema, um de cada vez, com prazos. Por exemplo, se o código civil é parte dos requisitos do concurso, você precisa ler o código civil. Então estabeleça um prazo para fazer esta leitura. Leia atentamente, faça anotações, mas não se preocupe ainda com o tipo de questão que vai cair na prova, pois está trabalhando a longo prazo. Então passe ao próximo item, até dar conta de conhecer todos os conteúdos.
Então passamos a fase de praticar, com simulados, questões respondidas, provas anteriores, etc.
Algumas pessoas estabelecem horários de estudo. É uma boa organização, mas eu prefiro trabalhar com metas de estudo.
Ex: Ler todo o edital, ler o manual sugerido, entender aquele conceito de lógica que será cobrado na prova, conhecer aquele programa que o edital informa que teremos de usar no trabalho, etc.
Ainda assim, estabelecer um horário especifico para estudo ajudará na organização e na colaboração das pessoas com as quais você convive, pois elas saberão que aquele é o seu horário e não irão lhe interromper.

Neste link http://esquemaria.com.br/organizacao-estudos/ você irá encontrar mais algumas dicas, bem estruturadas, que podem lhe ajudar neste processo.

E repassar estes itens uma vez por dia, duramte a sua mindfulness meditation, para verificar se está no caminho certo, irá ajudar com certeza.

Boa sorte, e qualquer dúvida estou a disposição.

Nenhum comentário :