quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Throat singing - Khoomei - Hooliin Chor

Nota do editor: Este é um post escrito pela Viviane Hermann do blog The Warrior of Fire, que estrela a coluna de mesmo nome aqui no MEiOdeTuDO. É estranho ver alguém, que não seja eu, falando sobre um assunto relacionado a cultura mongol aqui no blog. Um estranho bom, é claro. E muito interessante ver que ela entrou no tema por uma das minhas músicas favoritas do Altan Urag, Khulkh Tolboton.
Hurai, hurai, hurai.
Willyans Maciel

Olá, leitores!

É sempre estranho escrever em um lugar novo, embora a atmosfera do blogger seja a mesma, o nome me deixa um pouco desconfortável... Afinal, no meio de tudo, sem regras, sem dias da semana e sem alternar maiúsculas e minúsculas! Um ambiente estrangeiro, sem muita música e a pessoa que me convida a escrever é o cara que vocês conhecem por: "Vocês sabiam que os guerreiros mongóis...?", "Vocês sabiam que na Mongólia a comida..." e também "Os mongóis inventaram o hambúrguer!".

Os gaúchos não criaram o hambúrguer, mas eles aperfeiçoaram! Com maionese verde e rock n' roll, com a torre de batata frita e carnes para acompanhar e a cerveja Polar que só vale o bairrismo... é boa sim. Boa. Mas, no fundo, os gaúchos tem um life style um pouquinho só parecido com os mongóis, no que diz respeito ao cuidado com os animais, amarrar/trançar as crinas e a cauda dos cavalos/pôneis, cuidar de rebanhos*, guerrear e fazer cantoria pelo campo.



Ia zuar o (der) yak*, mas não sabia que era fofinho, né?


E falando em cantoria, olha que sonoridade amazing se esconde por aí, tanto que nem sei como chamar isso exatamente:
Mongolia: Mongolian throat singing, Hooliin Chor (Esperando correções nos comentários, LOL)
Tuva: Tuvan throat singing, Khöömei (Ok, é na Russia, mas é pertinho, rs.)

Confuso? Abaixo coloquei algumas músicas pra vocês ouvirem e tirarem as próprias conclusões, eu não conheço muitas, mas, até agora, essas são as que eu estou mais viciada. 
Enjoy it!


Devo dizer que sou bastante chata com quem resolve cantar Queen e não é o Freddie Mercury... Mas isso é ótimo! E também pra quem já não gostou, corta aí, tchau, até nunca semana que vem!
Aí um playlist curtinho:















O vício todo começou com esse vídeo aí de baixo que é tão fofo legalzinho por tantos motivos que eu nem sei dizer, assistam aí...





Qualquer hora eu volto!

Um comentário :

Willyans Maciel disse...

Já que você "pediu" por uma correção LOL.
Khoomei é o termo usada na Mongólia também, Hooliin Chor (harmônica gutural) quase não é utilizado. Os idiomas são muito próximos, pois ambos são ural-altaicos, afinal Tuva e Mongólia costumavam ser a mesma coisa.
A diferença é que para o povo de Tuva, khoomei é uma das 6 harmônicas, e os mongóis tem 5 estilos/efeitos de khoomei. Tuva tem formas diferentes e mongólia sofisticou uma forma.

Ótimo post BTW.

Hurai.