sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Filme Race, a história de Jesse Owens, o atleta que calou Hitler + trailer

filme race
Eu já vou começar reclamando, porque enfim, isso aqui não é informe publicitário.
Espero que o filme leve em conta a autobiografia de Owens. No livro, ele admite que Hitler acenou para ele e não o ignorou e nem foi embora do Estádio, contrariando o que muitos dizem.
Segundo o próprio Owens, o que lhe incomodou, mais do que o provável desprezo de Hitler, foi o descaso do governo americano, que sequer lhe enviou um telegrama de congratulações, na figura de Roosevelt, presidente dos EUA na época. Se ele estava certo em sua crítica ou não é matéria para se discutir, mas lembro que Hitler não era o problema de Owens, o problema na vida de Owens foi a segregação racial americana, só quero ver como vão retratar isso no filme.
E digo isso porque, é óbvio que o ápice do filme, o ponto central de tudo isso, não será o fato de Owens ser um grande medalhista/recordista, mas o fato de ser um atleta negro que venceu na Alemanha, durante o regime nazista. O que é perfeitamente compreensível, as pessoas não pagam para ver um filme só sobre corrida.


O nome do filme é sagaz: RACE, que pode ser tanto "raça" quanto "corrida".
Pelo que eu li até agora, o filme foca na preparação, maior parte, e mais para o final a participação nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1936. Como atleta, eu espero que a preparação seja bem retratada, isso será muito interessante para o publico em geral, ver a parte em que o atleta realmente compete consigo mesmo e vence antes de entrar na arena.
O filme tem lançamento agendado para fevereiro de 2016 e será dirigido por Stephen Hopkins, que não é o melhor diretor do mundo, mas também já fez coisa boa. O papel de Owens fica com Stephan James, os outros atores não importa, mas você pode dar uma olhada no IMDB.


Nenhum comentário :