sábado, 28 de março de 2015

Coaching e a tentativa de se apropriar de uma palavra

Originalmente publicado em Willyans Maciel: Coaching e a tentativa de se apropriar de uma pala...:



Me irrita essa tentativa de apropriação de um termo por um grupo de profissionais ou por uma área especifica.

Outro dia usei o termo "coaching" em uma conversa com um colega, sobre a possibilidade de criação de um curso, e ele quase saiu do corpo achando que eu queria me meter no trabalho de outro profissional sem ter certificação para tal. Não é culpa dele, eu penso, é da cultura que se criou em torno do treino.
Coach é a pessoa que lhe treina. Eu cresci chamando meus treinadores de coach, alguns dos meus certificados de artes marciais usam o termo coach.
Mas agora está na moda que coach é um cara, com uma certificação internacional de uma instituição que você nunca ouviu falar, que não sabe quase nada do seu ramo de negócio e fica gritando na sua cabeça que você só não consegue se não quiser e que a Madonna não dorme enquanto está gravando um álbum. Eu sei, ela tem insônia, todo mundo sabe, não preciso pagar um cara só para me dizer isso.
Motivação, direcionamento de carreira, análise do que se fez e do que é melhor fazer, meus treinadores faziam isso tudo e ainda me ensinavam a quebrar pessoas. E para aquilo que eles não sabiam, havia o agente.

Não estou dizendo que, por exemplo, os coach de carreira, life coach e outros sejam inúteis, de modo algum. O objetivo de muitos deles é especificamente te ajudar a encontrar por conta própria o caminho dentro da sua carreira ou de problemas específicos na sua vida. Mas daí a tentar patentear o termo "coach" há uma distância grande.

Outro dia recebi uma mensagem de uma pessoa que EXIGIA saber em qual instituição eu tinha adquirido minha certificação de coaching. Sabe porque? Porque na minha página de arte marcial, a W Combat Sambo, está escrito que "I am a Combat Sambo coach".
Conseguem perceber o absurdo que a coisa virou?
Coach é treinador, eu tenho certificação de coach, de Combat Sambo. Sou um treinador e técnica dessa arte marcial e em inglês o termo para isso é "coach".

O que vocês acham disso tudo?








Nenhum comentário :