Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Roadmap para quem sente que não tem nada que preste no guarda roupa

Mesmo após ler meu post de dicas e peças essenciais algumas pessoas comentaram que não sabem por onde começar. Então decidi fazer um roadmap para quem sente que não tem nada que preste no guarda roupa, mas que também pode ajudar quem quer fazer uma reanálise das suas peças e estilo.
Um mínimo de noção do que é ridículo é requerido aqui ok!? A noção de ridículo evita que paguemos mico e é muito importante na vida, mas ela só te permite entender o que não fazer em absoluto, para entender as bases do que fazer siga esse mapa e em seguida, quando estiver mais confiante, vá para as peças essenciais.
Alguns especialistas em imagem pessoal ou em moda podem discordar de algo que colocarei aqui, e não acho que esse post seja perfeito mesmo (aceito sugestões), mas acho que é uma boa forma de começar, lembrem de quem é o público principal desse post.

Não jogue nada fora de inicio..

.. você arrisca ficar pelado, faça a transição devagar, para também se acostumar e não se equivocar muito feio. Não precisa ficar guardando aquela blusa de lã velha , só não se empolgue demais no descarte.

Saiba exatamente o que você tem

Coloque todas as suas roupas em cima da cama e selecione o que é bom. 
O que é bom? Nesse caso pode ser difícil decidir o que é bom, mas podem haver tesouros escondidos nas suas coisas, apenas não foram bem usados. Se você não tem ideia nenhuma, escolha referencias. Quem você acha que é um cara estilosos? Antonio Banderas? Veja ele em situações fora de cena e com peças parecidas com as que você tem, para ajudar a decidir o que você pode estar usando de modo errado. Ou pesquise na internet "como usar a peça X". Google está aí para isso, eu não consigo fazer um post para cada peça, mas a comunidade de bloggers ao redor do mundo consegue.

Calça jeans é fundamental

A calça jeans deve ser selecionada como peça chave antes de tudo e vai dar um upgrade no seu visual, se duvida, vista-se com um moletom velho e tênis, olhe no espelho, horrível né!? Agora troque a calça por um jeans, olhe no espelho, bem melhor não!? Se isso não te convenceu, você é um caso perdido.
Se você ainda não tem um bom jeans, compre um. Não precisa ser um jeans de $300, basta que não desbote na primeira lavada e seja de cor neutra. Um jeans azul é o clássico básico de qualquer um. Eu prefiro o preto, é mais versátil e fácil de combinar, mesmo se quiser dar um up com sapato, não que não de para por um sapato social com jeans azul, mas com o preto fica bem melhor e ele ainda pode ser usado com tênis, como o azul.
Não me venha com essas malditas calças skinny, ela não é versátil o bastante para ser sua peça curinga. Escolha um modelo reto ou uma bootcut (cano mais largo, não muito, só o suficiente para por com botas), minha favorita, porque eu uso botas, mas é versátil o bastante para usar com tênis. As lojas geralmente separam os modelos com etiquetas ou indicações.

Camiseta neutra em bom estado

Nada de golas em V, olímpica, etc. A camiseta chave tem de ser tão neutra que você possa usar por dois ou três dias na semana sem virar o cara da camiseta xadrez (não é para usar a camiseta assim, foi só um exemplo). Uma camiseta azul escuro, preta ou cinza. Evite cores claras, são 'marcantes', você não quer chamar atenção por estar sempre com a mesma camiseta. Essa é uma peça que dificilmente não existirá no seu guarda roupas, mas escolha uma em bom estado, tamanho adequado e sem frescuras, o ideal é ter mais de uma (3 seria o mínimo para mim, podendo alternar entre camiseta de manga curta e longa), mas a principio uma já te salva, ao menos um dia na semana estará garantido.

Tênis/sapato

Essa é um pouco mais difícil. Se você é do tipo que acha que pode usar sandálias de couro por aí, há pouco que eu possa fazer por você, mas se você tem alguns calçado decentes é provável que a calça jeans bem escolhida de uma melhorada na aparência deles, ao melhorar o visual como um todo. Hoje em dia tem uns calçados chamativos e brilhosos que são odiosos, mas se você estiver de jeans fica menos pior. Conheço uma pessoa que comprou um tênis de basquete com desenhos vermelhos, porque era muito confortável, estava desesperada para fazer algo para esconder a cor do tênis, mas eu sugeri que aproveitasse a chance para rever seu visual e que comprasse um bom jeans, tenho certeza de que a pessoa vai me agradecer depois. As vezes não é a peça, mas o jeito como você usa. Um detalhe chamativo pode ser ruim, mas pode ser um destaque bacana que vai te diferenciar de alguém todo de preto, por exemplo, ou de alguém sem graça, estilo tons pastel.
Dito isso, ainda é melhor ser discreto. Se vai de tênis ou sapato depende de para onde vai, mas se for de sapato escolha um preto e não arrisque nos bicos muito finos, assim ele fica mais versátil, se for de tênis escolha um escuro ou ao menos com a maior parte escura, mas que tenha a ver com seu estilo de vida (esportista, festeiro, negócios, atleta de fim de semana, pai de família, etc).

Pullover

A escolha do que vai por cima varia muito, depende do dia, ocasião, etc. Mas tenha um pullover (blusa de lãzinha de mauricinho amarrar sobre os ombros em filme dos anos 80). Dá para por sobre uma camiseta e não fica ruim (caso a caso, olhe-se no espelho sempre). Novamente, escolha um neutro, azul escuro ou cinza seria ideal.

Reveja seu corte de cabelo..

.. para combinar com o novo estilo que vai se desenvolver e arrisque-se, dentro dos limites do bom senso. Se você acha que essa parte não é importante eu recomendo que leia o post do meu colega coach Shane Heins, da Dare to Evolve, The haircut that will change your life.

Onde aprender mais

Após isso você já vai ter o básico para poder escolher as outras peças básicas e pesquisar por conta própria, afinal, agora já cobriu o corpo todo com uma boa base que não vai te dar problema. Um blog que eu sempre recomendo com muito entusiasmo é o Dudes Modernos, da Diandra, esse blog me deu muito, aprendi muita coisa, algumas coisa não combinam com meu estilo outras combinam, mas tudo é relevante e é também o motivo de eu escrever estes posts de vez em quando, give something back.

Qualquer dúvida sobre as peças, veja meu post de dicas e peças essenciais ou a sessão de peças essenciais no blog Dudes Modernos com mesmo nome, que tem bem mais informação.

Nenhum comentário :