Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tanta gente no refrigerante e atacam o suco

Quantidade de calorias do suco
Estava lendo um comentário sobre uma matéria do jornal Bom dia Brasil da Globo. Falava sobre algo que já não é novidade, que o suco da fruta espremida, sem a casca e bagaço, perde as fibras e com isso o açúcar do suco perde seu melhor diluidor. O que poderia acarretar um maior risco de desenvolver diabetes do tipo 2 se ingerido com muita frequência. Pelo que já li em outras fontes e amigos nutricionistas confirmaram, se falamos só do açucar da própria fruta teria de ser muito suco mesmo, tipo muitos litros por dia.
Por um lado, muito bom saber. Não é porque algo é natural que dá para exagerar e não é porque é natural que aquele meio quilo de açucar que você coloca não vai te fazer mal. Bom trabalho colegas cientístas.

o problema é que aí os caras, redatores e jornalistas, fazem materias e campanhas de pseudo-saúde contra o suco porque não tem as fibras da fruta inteira e é mais calórico (lembrando que a maior parte das calorias do suco é adicionada por meio de açucar refinado, coisa que muitas vezes as matérias ignoram). Na forma como a industria tem trabalhado as "vilanescas" calorias, a primeira coisa que o infeliz que le a matéria pensa é em ver quantas calorias tem cada fruta. E isso acaba em "gênios" por aí dizendo que Fanta é melhor que suco de laranja porque tem menos calorias.
Uma palavra para vocês, QUALIDADE.
Não é só a quantidade de calorias, mas a qualidade da caloria. Se você enche a cara de refrigerante está colocando um monte de toxinas para dentro, vai precisar diluir essa porcaria toda, vai precisar de mais energia para isso, vai tomar outro refrigerante ou aumentar a quantidade de comida, e se não aumentar vai ficar com aquela porcaria no seu figado.
A informação é muito importante, mas a forma como vem sendo trabalhada, focando apenas em quantidades de calorias (na divulgação das matérias ao menos) está matando mais que o açucar de todos os sucos do mundo juntos.
É importante sempre lembrar que o conceito de "saudável" não é absoluto. Não é porque algo é menos saudável que outra coisa que ele não é saudável de todo. Não é porque a fruta inteira é mais saudável que o seu suco que o suco não seja saudável. Pior ainda é concluir que o suco NATURAL seja menos saudável que um produto químico engarrafado.

Todo respeito pelos cientístas que dedicam suas vidas a refinar nosso conhecimento dos nutrientes e das doenças, mas aí eu vejo essas notícias e penso:
Dá para levar a sério esse jornalismo de saúde e bem-estar? Tanta gente se entupindo de refrigerante e os caras invocados com meu suquinho.

Nenhum comentário :