Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Wrestling fora das olimpiadas

O Comitê Olimpico Internacional votou por remover o wrestling dos jogos olimpicos de verão de 2020, e todos os seguintes.
Luta
Campanha para tentar salvar o wrestling
Segundo o comitê isso foi para "universalizar e alinhar" os esportes.
Engraçado, o wrestling é o esporte mais universal das olimpíadas. Não custa quase nada praticar, pessoas pobres podem praticar sem problema, pessoas de países diferentes podem praticar, e em geral praticam pois quase todo país tem seu próprio estilo de wrestling.
Enquanto isso temos 71 eventos de ginástica, badmington (que diabos, aquilo é peteca), salto ornamental, petatlo moderno, entre outros eventos que tem uma quantidade de países competidores menor. Cade a universalidade?
Bem, talvez o uso de universalidade e alinhamento juntas signifique que querem deixar os esportes mais parecidos, limitados, fáceis de se trapacear, tipo o ciclismo que foi mantido apesar de todos os problemas com doping. Não tenho nada contra os outros esportes, mas são obviamente menos universais do que wrestling e tem um peso muito menor para a história das olimpíadas do que um dos esportes das olimpíadas originais.
Isso para não falar no impacto que essa decisão terá na prática do esporte nas escolas e faculdades. Ainda teremos os campeonatos regionais e mundiais, e os povos não irão parar de praticar seus estilos populares, mas será mais difícil estimular os jovens sem haver a possibilidade de uma medalha olímpica.
Remover o wrestling é um tapa na cara da história das olimpiadas e dos esportes.
Até onde eu sei a FILA ainda não se manifestou.

Fonte Yahoo! Sports (matéria com mais detalhes).

Nenhum comentário :