quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A ferramenta mais completa já criada

Vi no Facebook do meu amigo Romildo e fui pesquisar sobre essa pá tática funcional do exercíto chinês. Aparentemente baseada na Azart-M, aquela famosa pá dos oficiais da agência russa Spetsnaz, a pá tem uma articulação cheia de acessórios que permite que ela se dobre virando picareta, escudo, âncora para escalada, entre outras coisas, bem como o uso dos acessórios que ficam na articulação, que vão de alicate de corte até abridor de latas. Quando a articulação está reta ela ainda tem todos os acessórios Azart-M na lâmina, como serrote, lâmina de corte (funciona como machado e como faca), abridor de garrafas (que originalmente era um dobrador de arame, mas sabe como é soldado..), e se não tiver mais nenhuma opção você ainda pode usar como pá. LOL.
Os chineses são especialistas em pegar elementos militares da era soviética e criar coisas bacanas adaptadas para suas próprioas necessidades, como foi o caso do Sanda/Sanshou militar moderno (e mesmo o esporte), baseado na estrutura do Sambo, mas apenas com técnicas chinesas ao invés de russas, japonesas e mongóis.

Pá do exercíto russo
Azart-M por muito tempo a mãe de todas as pás táticas

Enfim, é uma ferramenta completa, dizem até que cura dor nas costas, faz massagem e trata depressão.
Brincadeiras a parte, é possívelmente a ferramenta militar mais completa que eu já vi, mas infelizmente em todos os sites que pesquisei está indisponível.

Nenhum comentário :