terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Overdose de água

Eu sabia a algum tempo que água demais pode matar, mas não sabia exatamente porque. No programa Mitos Culinários que assisti hoje foi muito bem explicado. É claro que eu dei uma pesquisada depois para ter certeza e não falar muita bobagem.
Água pode matar
Uma das coisas mais importantes para a vida também pode acabar com ela
De acordo com o editor da revista Popular Science, ocorre um choque osmótico quando células absorvem muita água devido ao desequilíbrio eletrólito, os eletrólitos fazem ligações importantes que possibilitam aos impulsos elétricos chegarem onde devem para transmitir os comandos adequados ao nosso corpo, com o desequilíbrio os impulsos não chegam corretamente e você morre, depois de convulsões, comportamento errático e células que explodem.
Acho importante falar sobre isso, principalmente porque entre as maiores vítimas estão os corredores amadores de corridas de longa distância, que eu conheço muitos, alguns praticantes apenas de corrida e outros praticantes de artes marciais, que tem a corrida como parte do treinamento. Isso acontece porque alguns corredores tentam ingerir o máximo de água possível durante a corrida para reduzir a temperatura e para lutar contra a desidratação. Isso não acontece muito com corredores profissionais pois a capacidade do corpo lidar com a hidratação melhora e precisa-se de mais esforço para perder a mesma quantidade de liquidos.
Se você está pensando "E agora, como vou saber se não estou prestes a morrer afogado em terra firme?", fique calmo a questão é distribuição, por exemplo, 20 copos de água em 24 horas tudo bem, mas tomar 20 copos em 24 minutos pode te matar.
Apesar de tudo isso, é importante dizer que é mais provavel que você tenha uma desidratação do que uma overdose de água, ainda assim é bom tomar cuidado.

Nenhum comentário :