Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Clash of Clans, como os games revelam a personalidade

game ipod
É engraçado como a nossa personalidade se manifesta de maneiras que nem esperamos. Outro dia estava jogando um joguinho chamado Clash of Clans, é um game online para dispositivos móveis no estilo Age of Empires, mas que exige que você se associe a um clã para ter mais chance de se dar bem. Vejo que as pessoas constroem vilas de acordo com sua personalidade, alguns focam nos guerreiros, outros focam em unidades que roubam recursos dos outros. Mas não é apenas uma estratégia, pois outros fatores são reveladores também, por exemplo, que foca em personagens que roubam recursos costuma mostrar menos interesse pelas construções que geram recursos, mas proteger com tudo os reservatórios, mesmo deixando as construções mais importantes para fora da proteção. Obviamente é a estratégia deles, mas digo que a escolha dessa estratégia revela a diferença da personalidade desse tipo de pessoa da personalidade de um tipo de pessoa que se preocupa com a proteção dos recursos. Da mesma forma que temos estilos de investidores no mundo real, temos estilos de investidores no game.

Camiseta Super gêmeos T-shirts
Eu por outro lado construo minha vila como eu vivo minha vida, com bastante trabalho, no ritmo moderado e lutando apenas as batalhas que precisam ser lutadas. Quando vejo alguém que só investe em unidades 'ladrões' de recursos tenho vontade destruir a vila, matar as unidades e salgar a terra. Principalmente quando jogam esses ladrões para cima da minha vila LOL.
Felizmente a maioria dos jogadores vem do Facebook e não tem experiência com games de estratégia. O que é um prato cheio para quem tem essa experiência. Eles jogam 50 tropas e roubam 2000 de elixir ou 1000 de ouro. Um jogador experiente contra-atacando, manda um ataque maciço, 115 tropas de guerreiros concentradas em um único ponto dos muros. Destrói a vila inteira e os espólios pagam o que eles roubaram, o preço das tropas e a melhoria das próprias defesas.
É claro que as vezes não dá para se vingar, pois outra característica desse perfil andam em bando e no jogo não é diferente, inclusive há um clã chamado Pirate Clan, que é dedicado exclusivamente a saquear outras vilas. Eles investem todos os recursos em ladrões e se reúnem em clãs que fazem parceria com outros clãs de ladrões, assim fazem ataques coordenados e conseguem evoluir suas vilas muito rápido para proteger os recursos roubados, não se importam em perder as batalhas, perdendo troféus e pontos de experiência, desde que consigam roubar bastante. E isto é ainda mais revelador. Muitos empresários trabalham sozinhos ou em pequenas parcerias, saqueadores se juntam em bandos. E tem os sovinas, que se juntam, mas escondem o jogo uns dos outros para não trocar recursos.



O jogo é interessante, eu ainda prefiro Age of Empires, mas esse tem algumas características muito interessantes do estilo Tower Defense que eu gostaria de ver em Age. O problema é que é preciso ter paciência, as vezes bastante paciência, pois tudo o que você for fazer vai ficando cada vez mais demorado na tentativa de te levar a comprar pedras de aceleração, com dinheiro real é claro. Além de que as vezes o seu escudo de proteção da vila termina durante a noite e quando você acorda alguém já atacou a vila e você está com escudo novamente, sem ter a chance de atacar ou se vingar de quem te atacou, pois o jogo é online e é claro que eles querem você o máximo possível jogando. Você pode anular o escudo atacando alguém, mas eu fico com dó de anular o escudo e receio de que alguém ataque, então aproveito o escudo, coloco algo bem demorado para atualizar, tipo uma mina de ouro que leva umas 48 horas no nível que estou, e esqueço um pouco do jogo, pelo menos por umas 12 horas, que é a duração média dos escudos.


Nenhum comentário :