Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TOP FIVE: Consoles que marcaram

Hoje quero fazer uma lista que poderia ser nostálgica, não fosse a grande diversão que estes consoles ainda nos rendem. Hoje farei a lista dos cinco consoles que mais marcaram a minha vida, e provavelmente a sua também.
Primeiro precisamos dar crédito ao velho, porém confiável, NES - Nintendo Entertaiment System, também conhecido como nintendinho, que marcou a infância de muita gente da minha geração.
Nintendinho
Muito legal isso né!? E muitos de vocês podem achar que estou esquecendo do velho Atari, ou que este foi meu primeiro console. Não para os dois casos.
Acontece que eu só conheci o Atari algum tempo depois, não tive videogames desde sempre e já cresci na época da Nintendo, então meu primeiro console não foi um Atari. Mas também não foi o NES, ao menos não o original.
A verdade é que meu primeiro videogame foi uma cópia do NES, o MG-72, da Mastergames. Que diga-se de passagem, era uma cópia muito bem feita.
Mastergames
Hoje em dia muita gente se gaba de ter começado com o NES, mas tenho certeza de que muito gamer que começou de baixo viu um desses antes de conhecer o original, mesmo que apenas na loja. Eu mesmo fui ganhar um NES só quando o MG-72 estragou. E nem era meu, era do meu pai, que quando estava de mau humor monopolizava o console, e quando ele estava de bom humor eu e meu irmão tínhamos de jogar bem para mantê-lo de bom humor. LOL.
Mas porque o NES vem antes do MG-72? Ora, porque o MG-72 era uma cópia, então o console que realmente marcou, aquele que queríamos ter, foi o NES. Isso é questionável, mas não estamos fazendo ciência, então tudo bem.
Super Nintendo
O tempo passou... e o tempo passou de novo. Alguns MG-72 e um NES depois, descobri a maravilha da tecnologia de entretenimento da época, o SNES - Super Nintendo Entertaiment System. Sim, eu conheci os outros consoles da época, mas nenhum deles me marcou o bastante para figurar na minha linha do tempo. Embora eu tenha muito respeito pela SEGA. Foi esse garotão acima o meu melhor amigo por alguns bons anos.
Já deu para sacar que eu sou um nintendista né? Mas fique tranquilo, não sou fanboy, na verdade acho esse negócio de fanboy uma perda de tempo. Meus pais compravam Nintendo por ser resistente e eu um desastrado.
Gameboy Advanced

Outro console que me marcou muito foi o Gameboy Advanced, por um motivo simples, muita gente tinha e eu nunca tive um. Todo mundo fala de como foi bom ter um Gameboy, como era legal, etc. Droga. Um dia desses ainda faço uma loucura e compro um usado no Mercado Livre. LOL.
O motivo de eu querer muito um GBA é o mesmo motivo de ele ter sido marcante para muita gente. Era um console portátil tão bom quanto, e até melhor em alguns casos que, outros consoles. É claro que não era tão inovador, pois sucedia o Gameboy, mas a qualidade dos jogos era superior, além do design facilitar a jogabilidade.
O 64, que é considerado muito marcante para algumas pessoas por resistir à mudança para CD, não me marcou muito, pois na época eu estava um pouco "fora do circuito". Assim foi com PS1 também. Já o PS2 não era muito novidade, embora fosse muito superior ao antecessor.
Wii
O console mais recente e que me marcou mais nos recentes anos foi o Nintendo Wii. Inovador e revolucionário, foi o primeiro a operar por movimentos, e o mais elegante também. A Sony pode também ter lançado um console operado por movimentos, mas aquele controle é muito bizarro, parece que tem uma lampada na ponta. E quanto ao Kinnect, não tem nada para segurar e isso ainda é um pouco revolucionário demais para mim. Veja bem "para mim", não estou criticando os consoles, só estou falando das minhas preferências. Além disso, o Wii foi o primeiro, e isso não se pode mudar.
E vocês? Compartilhem conosco quais os consoles que marcaram sua vida.

4 comentários :

Douglas Xavante disse...

MG-72 ou simplesmente Nintendinho aqui no Sul do RS. (talvez por ser a copia)

Em 95, eu tinha cinco anos de idade e lembro que meu irmão mais velho ganhou o MG-72, que na época custou R$ 30,00 no Camelodromo de Pelotas. Lembro que estive com esse video game até 2006 e ele nunca estragou. Nesse ano doei para um guri.

Willyans Maciel disse...

Que show Douglas.
O meu não durou tanto, mas até hoje eu jogo em um emulador, agora no Wii.
Abraço e desculpe esse tempo de resposta, o blogger excluiu os comentários na época do post, só voltou ao normal quando eu mudei o template.

logsi disse...

Nostalgia pura ver essa foto do MasterGames. Meu pai comprou um e virou a diversão da familia. Todos jogavam, inclusive meus pais que varavam madrugadas jogando. Diversos jogos na memória e ainda aceitava fitas. O meu durou muito tempo, cuidei dele até meados de 1999. Limpava os controles por dentro com alcool e ficava novinho. Pense numa lembrança boa, bom demais. Parabens pelo Post!

Willyans Maciel disse...

Obrigado logsi, fico feliz que o post tenha este resultado positivo. Tenho ótimas memórias dos consoles, principalmente os mais antigos. Muito bom relembrar.