terça-feira, 23 de outubro de 2012

TOP FIVE: Agregadores de conteúdo

Para quem não sabe, um agregador de conteúdo é tipo um site que faz propaganda de blogs, você se cadastra nele e envia os links dos seus post, então eles colocam lá na página deles e o povo acessa. Alguns funcionam como redes sociais outros como depósitos, alguns você tem de enviar os links manualmente outros tem robôs que buscam os links, tem para todos os gostos.
Nesse post vou listar cinco dos meus favoritos, e o motivo de gostar deles.
Dentre todos os que usei até agora o melhor foi o Ueba, foi o que me trouxe mais tráfego e o mais fácil de enviar os links, pois pude me registrar com o perfil do Facebook e não preciso registrar todos os blogs.
Em termos de facilidade é claro que os agregadores que não precisam de envio manual são melhores, mas em geral você é ranqueado pela interação, então tem de entrar lá do mesmo jeito. Ao menos com os manuais você entra para fazer algo de verdade, e não apenas para tentar manipular as estatísticas a seu favor.
O meu segundo favorito é o Colméia. Ele não gera tanto tráfego quanto o Ueba, mas ainda é bastante relevante, pois a filtragem é boa, o que significa tráfego de qualidade. É também fácil de usar, embora tenha de cadastrar os blogs um a um e depois encontrá-los em uma lista na hora de enviar os links dos posts, pois existem muitos blogs cadastrados. Outra diferença é que o Ueba procura no post a imagem, então, na maioria das vezes, você não precisa fazer upload da imagem que ilustra o post, enquanto o Colméia não faz isso, o que também não é o fim do mundo.
Um diferencial do Colméia é que eles revisam as descrições dos posts, e embora isto faça com que o post demore mais para sair, quando ele sai tem um potencial maior para atrair público. Pois nem sempre o blogueiro é bom em produzir descrições atrativas para seus posts.
Um agregador que atraiu minha atenção devido aos comentários positivos sobre geração de tráfego foi o Ocioso. De fato quando consigo enviar os links estes geram bastante tráfego, mas, além de só poder enviar um link por dia, tive um monte de problemas com login, eu cadastrava uma nova senha e ele dizia que a senha não existia, e isso se repetiu por algumas dúzias de vezes.
Em seguida preciso dar créditos ao diHitt, embora eu não goste muito desses que atualizam sozinhos e funcionam como redes sociais, o diHitt me trouxe algum tráfego e me fez conhecer alguns blogs bons. Basicamente você se registra na página e cadastra os blogs como se fossem comunidades. As pessoas podem te adicionar como amigo, seguir suas publicações ou se tornar membros da comunidade do seu blog. Também é possível criar um blog dentro do diHitt, sem que ele seja conectado a um blog existente fora da rede. O sistema de ranking é por interação com outros usuários e posts.
E por fim, o mais recente, que na verdade não é bem um agregador de conteúdo, mas tem funcionado como tal, o parceiro curta aqui. Eles são um site, que tem seu próprio blog com vários autores, e fazem um esquema de fã clube do Twitter. Basicamente é um monte de gente que deixa seu endereço do perfil no Twitter lá para que as pessoas possam  seguir e ser seguidas.
Então, quando um blog é adicionado como parceiro, eles mandam os links desse blog para todos do fã clube, ajudando a aumentar a visibilidade do conteúdo. Isso é bom justamente por usar o Twitter, que é uma rede social já conceituada, que eu acessaria de qualquer maneira, então não preciso entrar só para interagir no intento de gerar tráfego, eu entro para interagir de fato com as pessoas que conheço e passo a conhecer, e a divulgação do blog vem como bonus.
Esses são os meus favoritos. É claro que, dependendo da forma como você trabalha e suas preferencias pessoais, pode ter outros favoritos ou discordar de alguns desses elementos, mas os resultados, em termos de tráfego, foram inegáveis para mim.

Nenhum comentário :