segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Seria o blogueiro o novo jornalista?

O mundo mudou, a forma como as pessoas interagem com as noticias também, hoje a maioria das pessoas busca mais interação e mais opinião, quando lê uma noticia.
Quando os jornalistas surgiram a maioria das pessoas queria saber apenas o que estava acontecendo e isto era providenciado pelo jornalista. Hoje em dia quando as pessoas querem apenas os fatos é normalmente muito fácil encontrar vídeos e relatos das pessoas que estão onde a noticia acontece, além disso a noticia assumiu traços de entretenimento. Então muitas pessoa não buscam mais apenas a informação, mas também a opinião. Quanto a questão de ponto de vista, há algo de muito semelhante entre os dois, o jornalista apresenta o ponto de vista de quem está no local onde acontece a noticia, ou tem informação privilegiada, o blogueiro por outro lado oferece o ponto de vista de um grupo especifico do qual faz parte em relação a noticia.
Eu não acredito que os blogueiros vão substituir os jornalistas, de modo algum, mas poderíamos dizer que eles vão se complementar na atuação, como software pago e software de código aberto. Em muitos casos satisfazendo grupos diferentes. Em outros complementando a experiência do leitor.

Nenhum comentário :