Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paródias, plágio, comédia e sai da minha cabeça Gangnam Style

Coloquei a versão legendada, pois acho que não tenho muitos leitores que compreendem o idioma coreano. LOL.
Durante algum tempo eu vi todo mundo falando de Gangnam Style, e eu não fazia idéia do que era. Depois de um tempo descobri que era uma música coreana que o Latino tinha copiado e deixado odiosa. Então, certo dia resolvi acessar o Youtube e descobrir o que diabos era isso.
Maldita hora em que fiz isso. Duas assistidas depois e a música não saía da minha cabeça, tive de usar minha velha tática de cantar a música dos Cavaleiros do Zodíaco, que geralmente funciona muito bem para tirar outras músicas da cabeça, e ainda assim volta e meia essa praga volta.
A música não é ruim, como não entendo coreano confiei na tradução que está por aí, e parece uma boa música, dentro do estilo que se propõe. A idéia de satirizar o comportamento de pessoas que querem parecer mais do que são não é nem um pouco nova, mas a forma como isso foi usado no clipe, na minha opinião, foi genial. Ele cheio de marra na "praia", que em seguida descobrimos ser um parquinho.. Eu ri muito. Mas ri depois, durante a música eu fiquei meio contagiado pelo ritmo.
As paródias também são matadoras, por exemplo, uma versão americana chamada Gunman Style, que ao invés de simplesmente parodiar o clipe e fazer um letra em inglês, fez uma verdadeira adaptação, criticando as pessoas que querer chamar atenção com o estilo "Cowboy" e só fazem parecer ridículas. Na minha opinião a melhor parte são os três cowboys do coro principal.
E claro, a paródia brasileira do pessoal do Frango Frito, intitulada Vou Te Encoxar, que fez um tremendo sucesso com a galera nas redes sociais e blogs. Algumas pessoas criticaram nos comentários dizendo que é tão "besteirenta" quanto a do Latino, mas é preciso entender a diferença entre fazer uma música e fazer uma paródia. O plágio que o Latino fez da música original (sim eu li a letra, não eu não ouvi a música) fala bobagens e sacanagens em um tom de incentivo, em um tom que coloca aquele comportamento como correto, e é isso que ofende as pessoas. A paródia por outro lado é uma adaptação da música com objetivo de ser cômica e por isso usa elementos obscenos, mas justamente o fato de ser cômica já mostra que são comportamentos reprováveis, pois essa é a essência da comédia. Ambas, Vou te Encoxar e Gunman Style herdaram o ritmo contagiante da original.
E agora essa música não sai da cabeça, mas ao menos não é a versão do latino. Essa eu nem escutei, nem pretendo escutar, vai ser como a música do Michel Telo, algum dia, por completo acaso e contra minha vontade, talvez eu ouça de um carro que passa ou na festa de formatura de alguém.

ATUALIZAÇÃO:
Hoje fiquei sabendo que o canal do Youtube do Latino saiu do ar por reinvindicação de direitos autorais. LOL.
Aqui a matéria da Gazeta do Povo sobre o ocorrido.

Nenhum comentário :