quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Porque as pessoas fracassam em ganhar dinheiro online

Outro dia estava pensando, porque tanta gente empolgada em ganhar dinheiro online, e tanta gente fracassando, enquanto muitos outros tem sucesso? A resposta me veio quase como se a pergunta fosse retórica.
O motivo é simples, muitas pessoas querem um negócio milagroso que faça dinheiro sozinho enquanto elas tomam água de coco na praia olhando os corpos seminus na areia. E isso só existe depois que você já é rico e consegue investir bem seu dinheiro, mas mesmo assim você precisa estar de olho nele, para saber onde investir e onde não investir. Certamente terá mais tempo para atender à cena descrita acima, mas não será totalmente livre de trabalho.
Trabalhar pela internet, seja com blogs ou serviços, é como trabalhar em qualquer outra coisa, você tem de trabalhar. Não se ganha dinheiro, no sentido amplo da palavra, se conquista dinheiro.
Uma das formas mais comuns de tentar ganhar dinheiro com a internet é entrar nas famosas pirâmides. E porque isso é tão popular se já se divulgou tanto que essas pirâmides são, em geral, fraudulentas?
Porque elas prometem ganhos milagrosos, e é exatamente isso que as pessoas esperam. E não se iluda pensando "ah, esse tipo de coisa não me pega", é preciso estar sempre atento, pois os golpistas preparam golpes para perfis específicos, então o golpe que você viu no Fantástico pode parecer bobo para você, mas certamente era atrativo para quem foi pego. Da mesma forma um golpe para você pode parecer bobo para outro, mas será muito atrativo se você não ficar de olho aberto. Em geral, se depende de você por dinheiro e angariar mais gente para por dinheiro, desconfie. Não quer dizer que todos que você tem de investir algo inicialmente e que trabalhem com a idéia de premiar indicações sejam fraudes, mas há muitos e muitos que são.
O motivo desses "empreendedores" falharem é óbvio, estão caindo em golpes. Em geral, se parece bom demais, é porque é bom demais para ser verdade.
Outra maneira que as pessoas tentam ganhar dinheiro online é com blogs comerciais, comercial em sentido amplo. Não como este, ou como aqueles que tem um adsense só para tirar um lucro e pagar o domínio, falo daqueles que movimentam grandes somas e atraem a atenção de empresas para divulgação de produtos.
O principal motivo para não dar certo é não conhecer as diferenças entre um problogger, o cara do segundo tipo de blog acima, e um blogger, um cara como eu.
Um blogger (ou blogueiro) pode simplesmente escrever um monte, sem se preocupar muito com a quantidade de pessoas que irão ler. Eu não preciso fazer campanhas de marketing ou colocar anúncios no Facebook, é legal ter muitos leitores, mas não preciso angariar centenas de leitores para meu blog, até porque teria de investir, e eu só invisto quando há retorno.
Um problogger precisa de público, e isto não se consegue apenas produzindo, se fosse assim eu estaria rico, mas se consegue com publicidade e bons produtos, com boas campanhas de filiados, etc.
Eu sou bom em manter as pessoas, me preocupo em ser claro e não aborrecer quem está lendo, mas sou péssimo em angariar novos leitores. Um problogger não pode se dar a este luxo, ou até pode se tiver alguém que seja bom em angariar clientes trabalhando para ele, ou seja, investimento. É como montar uma empresa, você precisa pensar em tudo, investir tempo e dinheiro, e se necessário ter empregados.
Então, se você quer ser um problogger, pense bem, exige tanto esforço quanto o trabalho no escritório, e pode ser mais frustrante as vezes. LOL.
Estes são dois casos de ganhos online que me vieram à mente, é claro que existem outros, mas estes exemplificam bem o que penso sobre o assunto:
Não existe pílula milagrosa.
Se você quer dinheiro, conquiste-o.

Nenhum comentário :