Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Cervejas gourmet brasileiras, sim elas existem

Estava outro dia comprando algumas cervejas e pensei "com esse boom de micro cervejarias e cervejas artesanais eu devia fazer um post sobre isso", então resolvi comentar algo sobre duas cervejas brasileiras, produzidas aqui no Sul, e que tem qualidade similar as importadas, podendo ser chamadas de "gourmet" devido ao alto padrão de aroma e sabor. (Eu devia ganhar algum dinheiro por elogiar tanto esses produtos, ou ao menos uma garrafas free LOL).
As duas escolhidas não são necessariamente as melhores, mas são aquelas com as quais eu tenho mais afinidades. E por possuírem linhas parecidas vou relacioná-las, na esperança de formar uma imagem geral melhor.
A primeira é a Bier Hoff Weizen, produzida aqui em Curitiba pela micro-cervejaria e restaurante Bier Hoff, em termos aroma é como estar em um campo de trigo, perfeita. Mas a textura é leve demais, dá uma sensação um pouco desolada quando se bebe após sentir o aroma, mas assim que superamos essa fase podemos apreciá-la melhor. Ainda precisa melhorar um pouco para chegar ao nível de uma Licher, por exemplo, que é uma cerveja alemã parecida, mas perto das cervejas mais comuns do Brasil é uma maravilha.
A outra cerveja, que sempre figura em meu carrinho de compras, é a Coruja Weizen, de qualidade similar produzida em Porto Alegre-RS, é bem melhor em termos de textura, mas o aroma da Bier Hoff é superior. Alias, em termos de textura todas as cerveja Coruja são muito boas, e aroma também, é só que a Bier hoff ganhar por um pouquinho no elemento aroma. Mas como o aroma e a textura ficam bem equilibrados a experiência como um todo é muito mais agradável. Já provei todas as variações produzidas pela marca, que não são muitas na verdade, e recomendo todas sem ressalvas.
Há outras cervejas brasileiras muito boas, a maioria dela artesanais. Não vou prometer, mas talvez eu escreva mais sobre isto no futuro próximo.
Se quiserem recomendar alguma, sou todo ouvidos... olfato e paladar. LOL.

Nenhum comentário :