terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mauser C96

Uma das armas mais legais que povoaram a imaginação infantil, e mesmo adulta, de muita gente é a Mauser C96, e sua variantes. Ou, como chamávamos na infância, a pistola de oficial alemão. Embora ela tenha aparecido em muitos filmes nas mãos de bandidos do velho oeste e gangsters, as mais famosas aparições foram nas mãos de oficiais alemães em filmes da segunda guerra mundial. Foi projetada em 1895 pelos irmãos Fidel, Friedrich e Josef Feederle, e produzida na Alemanha, obviamente pela Mauser, a partir de 1896. Também foi produzida sob licença em outros países e assim ganhou o mundo.
É considerada a primeira arma da categoria Personal Defense Weapon, pois a combinação do cano longo e munição potente em uma pistola permitiam disparar de perto rapidamente quando atacado, causando grande dano, mas também disparar com certa precisão à média distancia, por exemplo do topo da escada no bandido que entra pela porta da frente. Mas a verdade é que o alcance efetivo dela é de 2000 metros, e a mira é ajustável até 1000 metros, para garantir a estabilidade ela possuia um coldre de madeira que podia ser usado como coronha, e era semi-automática, , utilizando originalmente munição 7,63 mm Mauser.

Mas mais do que sua utilidade, crianças não dão a mínima para utilidade, o que chamava a atenção das crianças era o design da C96. O pente de munição na frente do gatilho, coronha em forma de cabo de vassoura e o cano longo tornavam ela muito diferente das armas de nossos pais e avós, e também daquelas que víamos nos filmes de ação, que àquela altura nos pareciam todas iguais (até uns oito anos eu só diferenciava entre revolver, rifle e pistola). A C96 era algo singular. E até hoje penso que se você quer ter uma pistola elegante, uma C96 é a arma certa.
É claro que para proteção de fato uma arma mais contemporânea é a melhor escolha, afinal, eu não sei vocês, mas eu prefiro uma automática, e embora seja uma arma considerada confiável, é melhor ter certeza de que não haverão problemas na hora de disparar. Munição não é problema, o pente suporta até 40 munições. Se você conhece sua arma, já testou várias vezes, revisou, mantém limpa e em ordem, e não se importa com o fato de ser uma semi-automática, é uma arma incrível.
Algo interessante, que poucos sabem, é que a C96 foi utilizada pelas Volantes, forças governamentais do Brasil, no combate ao bando de Lampião na fazenda Angicos em Sergipe e foi de uma C96 que sairam os disparos que mataram Lampião. Estas eram da variante Schnellfeuer (fogo rápido) que era uma pistola metralhadora, por ser totalmente automática, conhecida também como M712.
Pensando bem, se bem cuidada, essa seria uma boa variante para proteção pessoal, se não fosse meio robusta demais.

Winston Churchill também tinha uma, pelo que sei, o modelo padrão, que ele utilizou no exército. Great man, great weapon, combina.

Nenhum comentário :