quinta-feira, 9 de agosto de 2012

3 mitos culinários interessantes

O espinafre tem uma quantidade absurdamente alta de ferro. Um estudo publicado no final do século 19 errou a virgula decimal e multiplicou por 10 a quantidade de ferro que o espinafre teria, em um estudo cientifico, publicado pelo Dr. E. Von Wolf. O erro persistiu até 1937, quando foi corrigido por pesquisadores alemães, mas a ideia de que o espinafre teria uma quantidade absurdamente maior de ferro do que os outros vegetais permanece até hoje para muita gente. Esse eu vi no Food Science do History Channel, e depois fui conferir as informações, é claro.

Um chiclete fica no estômago por sete anos. Não sei de onde veio esse mas no programa Mitos Culinários do TLC fizeram o teste, não digere muito fácil, mas não fica lá por sete anos. O chiclete, em geral, é fabricado com três componentes básicos, que são os aromatizantes, os adoçantes e os amaciantes. Depois que nosso corpo, em especial o sistema digestivo, verifica que ele é inútil o expele naturalmente. É, vocês sabem como..

Outro estudo nos anos 40 mostrou que o refrigerante inicia a decomposição de um dente levando-o a ficar "podre" em sete dias. De sete, na boca do povo, caiu para 24h, e o "estraga" ou "inicia a decomposição" virou dissolve completamente. É um mito muito difundido nos Estados Unidos, não muito por aqui, mas já ouvi algumas vezes. Esse também vi no Mitos Culinários.

Nenhum comentário :