quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atividade física e o café da manhã

A primeira refeição é indispensável, embora sejamos tentados pela correria do dia-a-dia a sair correndo pela manhã é preciso fazer a primeira refeição, principalmente para os atletas, esportistas em geral e lutadores. Várias vezes caí nessa tentação e a consequência foi bem desgastante, afinal, além das horas de sono, nas quais não inserimos alimentos mas gastamos energia, ainda há as horas pela manhã que antecedem a próxima refeição, o que nos faz ficar algo perto de 12 horas sem alimentos. É claro que você não precisa comer tanto quanto no almoço, a idéia de que o café da manhã é a refeição mais importante não significa necessariamente que ele precise ser a maior, em quantidade, mas em variedade, assim possibilitamos manter os hábitos de quem não consegue comer muito pela manhã. Até pois se comer demais pela manhã antes de uma corrida o efeito pode ser desastroso. rs.
Segundo a Revista O2, é importante no café da manhã ingerirmos lacticínios (leite, queijo, yogurte, etc), carboidratos (pães integrais, aveia, farelo de trigo, biscoitos integrais), vitaminas e minerais (a partir de frutas e sucos naturais). É claro que essa é uma receita muito geral, precisamos considerar ainda as pessoas que tem intolerância a algum desses alimentos, nesse caso é melhor conversar com um nutricionista. Na verdade o ideal para qualquer atleta é ter um bom nutricionista, um fisioterapeuta, um médico de confiança, mas sabemos que na realidade isto não acontece com frequência, principalmente pois a maioria dos atletas não pratica profissionalmente.
Pessoalmente eu tenho uma receita que inclui todos estes itens, é infalível para repor as energias e fazer o corpo aguentar bem o começo do dia.
Banana, Neston e yogurte. Depois disso um café com um pouco de leite e um pão com manteiga e queijo para fechar. Além de conter todos os nutrientes que precisamos ainda, acho que por ser gelado, tira aquela sensação de que o estomago ainda está dormindo, que muitas vezes tira a vontade de comer. E por ser rápido e fácil de fazer e digerir, é possível comer mesmo quando se está atrasado.
Mas lembre de comprar o Neston de pacote, é bem mais barato. Dizem que granola também funciona bem, mas eu prefiro Neston.
Bem, espero que isto seja útil a alguém.

Willyans V.

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