quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vida em T.I.: O certificado em PDF

Um funcionário envia um arquivo com certificados para uma professora, em PDF, por e-mail.
Professora: Só veio um certificado.
Funcionário: Não professora, os outros estão nas páginas seguintes do documento.
Professora: Não estão não, me manda de novo.
Funcionário envia novamente.
Professora: Não abre, porque vocês não mandam em PDF?
Funcionário: Professora, todos os certificados são enviados em PDF, só você não consegue abrir, e aqui abre normalmente.
Funcionário já não aguentando mais pergunta ao Cara do T.I. o que pode estar acontecendo.
Cara do TI: Não sei, se todos abrem, só pode ser o caso que ela não tem o adobe reader instalado e pensa ter.
Funcionário envia novo e-mail a professora.
Funcionário: Professora, sugiro que atualize o adobe reader, pode ser que ele não esteja corretamente instalado, abaixo o link para baixar o software.
Professora: Agora além de você não me mandarem o meu certificado ainda tem esses e-mail de virus? Eu etou perdendo a paciência..
Funcionário explica a situação para o Cara do TI, que se irrita, se acalma, e liga para a professora.
Cara do TI: Professora, o que está fazendo quando tenta abrir nosso e-mail.
Professora: Eu abro o e-mail e fico esperando, e o arquivo não abre nunca. E só vem esse e-mail, tinha que vir um monte porque eu dei aula para um monte de aluno, cada e-mail só cabe um certificado, porque o certificado é do tamanho da tela, não é?
Cara do TI: (tentando ignorar essa ultima frase) Professora, você já tentou clicar no anexo?
Professora: O que? Que é isso?
Cara do TI: Como você abre os documentos que te mandam por e-mail?
Professora: Assim, eu abro o e-mail e está lá no e-mail.
Cara do TI: Professora, é o caso que algumas informações são colocadas no corpo do texto, neste caso elas estão em anexo, está vendo acima do corpo do e-mail, que tem um arquivo chamado Certificado_professora_Y.pdf?
Professora: Não tem nada aqui..
Cara do TI: Tem sim, veja em baixo de onde diz "Assunto".
Professora: Está escrito "certificado em anexo", mas eu já cliquei ali e não abre nada..
Cara do TI: Eu disse em baixo, você está clicando na frente, está clicando no assunto, clique em baixo no arquivo que tem um desenhinho vermelho e branco escrito "Certificado_professora_Y.pdf" ao lado dele..
Professora: Não tem desenho nenhum, mas tem aqui um negócio, eu cliquei e apareceu um daqueles que aparece de virus, e agora, vai estragar, vocês vão pagar o meu computador..
Cara do TI: Professora, não vai estragar nada, ele está baixando o arquivo para o seu computador.
Professora: Você acha que eu não entendo de computador?
Cara do TI: Acho.
Professora: É você que não entende..
Cara do TI: Você conseguiu abrir o arquivo?
Professora: Não
Cara do TI: Eu consegui.
Professora: Então me manda aberto..
Cara do TI, completamente desiludido, coloca o telefone no gancho, pensando em mudar de planeta.
Mais tarde recebe a ligação do marido da professora pedindo desculpas pelo inconveniente, e desabafa que ela reluta em entrar em um curso, apesar da insistencia do marido.
Desliga o telefone lembrando que alguém teve a brilhante idéia de colocar essa mulher para ministrar aulas em um curso a distância, todo ministrado por fóruns e troca de materiais pelo sistema acadêmico.

Moral da história: Nunca subestime, positiva ou negativamente.

Willyans V. adverte, trabalhar com tecnologia da informação pode ser prejudicial sua saúde.

Nenhum comentário :