terça-feira, 24 de agosto de 2010

AniParaná - Anime, Mangá, Ficção Científica e Diversão

Willyans V esteve no AniParaná 2010, evento de anime curitibano anual, em sua segunda edição, que aconteceu no colégio Bagozzi, organizado pela Yamato, mesma organizadora do AnimeFriends.

Foi divertido e agradavel ver que a cultura pop japonesa continua mui viva em Curitiba, quando se trata de animes e mangás. É claro que temos Matsuris, mas eles tem um propósito diferente.

O evento aconteceu dias 21 e 22 de agosto, entre 11hs e 19hs, contando com diversas atrações. Concurso de Cosplay, palestra com Marcelo Campos que foi o dublador de alguns dos personagens mais famosos aqui no Brasil (Yu-Gi-Oh, Shurato, Mu de Aries, Ed de Full Metal Alchemist, Trunks de DB), salas tematicas (Steampunk, comédia improvavel, MatsuriDance, RPG, etc), bandas (as curitibanas Kampai e Black Heaven, e a coreana Check it Out), palestra com os desenhistas de Mundo Canibal, comidas, campeonatos de videos games (DJ Hero, Guitar Hero, Naruto Accel 2, Pro Evolution Soccer, Rock Band e Super Street) com direito a Mago Negro jogando futebol, uma área de estandes com várias lojas (Aso Brinquedos, Fruits, Revistaria Gundam, Ideia Geek, Japan Express, Lojas D. Paulo, Meu Cartão Stamp, Moshi Moshi, Sheep Acessórios, Shinozaki, Vista Camiseta e Soneca Anime Clube).
E havia mais coisas, isso é só para terem uma idéia do que perderam, até o Jiraya estava lá.

Mas acho que o mais importante, e que a maioria das pessoas lá estava sentindo, é o que um amigo  (Ebraim) disse: "Sinto-me como se houvesse entrado em minha própria mente". Não foram exatamente essas palavras, mas era algo assim.
É a pura verdade, o subgenero de ficção científica Steampunk, por exemplo, sempre povoou minha imaginação, menos do que o cyberpunk(completo), mas mais que o  subgenero biopunk, alguns dizem que Steampunk e Biopunk são subgeneros  diretos de cyberpunk, mas eu acho que os dois já se desenvolveram tanto a ponto de omar corpo próprio, talvez o biopunk devido a temática de megacorps ainda mantenha-se ligado ao cyberpunk, até pois existe engenharia genética em obras cyberpunk, mas o Steampunk já é mais livre, além disso o Steampunk, por exemplo, tem raízes mais antigas que o cyberpunk e renega itens importantes da caracterização deste, talvez fosse preciso dizer que o Steampunk deu origem ao cyberpunk que por sua vez deu origem ao biopunk, mas esta é outra discussão sobre a qual escreverei um dia. Onde eu estava mesmo? Ah sim, o subgenero Steampunk sempre povoou minha imaginação, e devo admitir meu guardaroupas também, e eu sempre via os eventos estrangeiros como incríveis, pois no Brasil não tinhamos nada parecido, ledo engano e falta de vontade pesquisar, pois a verdade é que há e há muito, o Conselho Steampunk que marcou presença no AniParaná é a prova. Com lojas em vários estados, o que inclui o Paraná, o conselho promove eventos e a cultura (subcultura) Steampunk por todo o território brasileiro e Sulbrasileiro.

Engraçado que não havia tantos Cospobre, Cospodre, Cosputa, como sempre há, quase todos os Cosplayers tinha bom senso e ótimas idéias, com algumas exceções é claro.. Uma olhadela em umas das galerias do Flickr demonstra isso e mais.
Tenho de subir as fotos que eu tirei também, acho que farei isto amanhã.

Próximo passo agora é o esquenta para a JediCon que acontece em Curitiba no dia 16 de outubro de 2010 no Colégio Marista de Curitiba, o esquenta será na cinemateca dia 2 de outubro de 2010. Mais informações no site do Conselho Jedi do Paraná.

Willyans V. Escreveu, revisou mais ou menos e não fez cosplay dessa vez pois foi avisado do evento no sábado enquanto o mesmo iniciava, mas promete que estará a carater no próximo.

4 comentários :

Willyans V. disse...

Cobertura do pessoal da Akanon:

http://akahon.com.br/aniparana-2010/

gurias disse...

Olha só eu ai... de pirata Steampunk
Bem se curtiu steampunk e quer saber mais: http://pr.steampunk.com.br Vamos ter oficina no solar do barao e tudo mais. Seria bem vindo
Legal demais o post, parabens

Willyans V. disse...

Nossa, esqueci de por um link para vocês.. Já resolvo isso.

http://www.guriasnerds.com/

Obrigado, o tempo não colabora, mas tento fazer um bom trabalho.. rsrs..

Dei uma olhada no site da Loja do Paraná, é uma pena que eu tenha perdido alguns eventos interessantes no passado, mas pretendo corrigir isso, afinal, como eu disse no post, o Steampunk sempre povoou minha imaginação, biblioteca e meu guarda-roupas, este até mais que aquela e aquela outra até mais que este. (?!?)

Willyans V. disse...

P.S.:
Nice steamplay Pirate..