segunda-feira, 1 de março de 2010

Tetra pak, o que eu faço com isso?

Recentemente discutamos sobre embalagens Tetra pak e uma dúvida se abateu sobre nós ao ver o símbolo de reciclagem na embalagem de suco de soja sabor maçã. Como se recicla uma Tetra pak?

Minha namorada, com experiência nesse assunto, disse-me que uma empresa mexicana havia desenvolvido um dos métodos de reciclagem que hoje é, usado no mundo todo.
Com base no que ela me disse e no que encontrei no site da Tetra pak e de outras empresas respondi algumas dúvidas que permeavam a minha cabeça, e que não havia me preocupado em buscar resposta antes.


Se há, no local de coleta, apenas "vidro", "papel", "metal", "plástico", em qual eu coloco a embalagem Tetra pak?

Coloque no "papel". Isto pois na primeira parte do processo de reciclagem trata-se o papel. Engraçado que, embora ficasse me dúvida, intuitivamente sempre coloquei na de papel mesmo.

É claro, não esqueça de lavar, desdobrar as abas e esticar (Não precisa abrir a caixinha).

Mas como separam o papel do plástico e do alumínio?

Em um hidrapulper, equipamento que tritura e faz a hidratação do papel, colocam-se as embalagens, o processo de mistura e hidratação isola o papel, acredito que devido ao peso, de uma massa composta pelo plástico e pelo alumínio.

A mistura de plástico com alumínio pode ser usada para fabricar itens para construção, como telhas e chapas, mas também é possível separá-las através de uma processo que consome muita energia e que passa por secagem, trituração, extrusão e injeção. Também se pode usar um método de variação de temperaturas em um ambiente sem oxigênio, assim o plástico se torna em parafina que pode ser usada para fins diferentes do plástico comum.

Mas compensa?

Como o material será usado para produção de outros bens que serão vendidos a outras empresas parece fazer sentido que compense financeiramente. Para a Tetra pak tanto faz, pois não são eles os responsáveis por reaproveitar o material, ficando a seu cargo apenas a função de não dificultar o processo.


Se a reciclagem é feita por outras empresas, como a Tetra pak faz tanto marketing de empresa ambientalmente responsável?

Primeiro por utilizarem matéria prima proveniente de fontes renováveis, até onde sei todo o papel utilizado nas embalagens é produzido em áreas de reflorestamento. E também por não atrapalharem o processo de reciclagem, inclusive apoiando a pesquisa nessa área e empresas interessadas em realizar a reciclagem.

Eu não consegui descobrir de onde vem o alumínio e o plástico deles, mas certamente não é tão responsável quanto o papel, pois a extração e processamento destes é essencialmente danosa à natureza.

Eles também promovem concursos culturais, mas não creio que isto gere grandes efeitos.

Recentemente, durante a convenção em Copenhange, a Tetra pak se uniu a campanha promovida pelo WWF para forçar para que os governos "Permitam o Início da Economia Limpa" (Let the Clean Economy Begin). Essa última informação é do PDV News.


Willyans V. escreveu e revisou este post, que faz parte da série Meio Ambiente.

Nenhum comentário :