Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Grão-Mestre Chiu Ping Lok




Devido a correria em que estou atualmente envolvido e meu ligeiro afastamento da prática marcial, provocado pelo primeio fator, vim a saber apenas esta semana do falecimento do Grão-Mestre Chiu Ping Lok.
Grão-Mestre do Fei Hok Phai e pioneiro do Kung Fu no Brasil nos deixou no dia 22 de agosto.

Comunicado oficial:
www.feihokphai.com.br


Fei Hok PhaiAbaixo histórico do Grão-Mestre Chiu Ping Lok:

No ano de 1961 chega ao Brasil trazendo consigo todo um conhecimento adquirido ao longo dos anos: havia sido até então praticante de Kung Fu,Tai-Chi Chuan e Yoga na china, além da formação tradicional.
Instalado aqui, logo começou a ensinar kung fu no Clube Chinês de São Paulo. Na época, mestre Lope Chiu (como ficou conhecido) dava aulas particulares a poucos alunos, mas aos poucos mais e mais pessoas começavam a se interessar por uma filosofia até então pouco divulgada.
Foi assim que em 1969 o mestre Lope Chiu fundou, na cidade de Santo André, a Academia Tai-chi de Yoga e Kung-fu, sendo a primeira academia de artes marciais registrada no Brasil.

Mestre Lope é originário do Sul da China, por isso pertence a nam-phai. Começou a treinar kung fu com 4 anos de idade e aprendeu muitos estilos com seus professores e mestres na China. Vindo para o Brasil, criou e desenvolveu o sistema Fei Hok Phai, que significa estilo da garça voando, onde são principalmente adaptados os movimentos do tigre (fu ) e da garça (hok). Para a formação deste estilo, mestre Lope selecionou e adaptou as melhores técnicas que aprendeu com seus mestres e os muitos estilos existentes na China.

Aqui no Brasil, com a formação de novos professores, abertura de novas escolas do estilo Fei Hok Phai e seu ensino se espalhando pelo País e exterior, foi fundada em 1977, a Associação Central Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu do Brasil, possuindo hoje professores e academias filiadas em várias cidades brasileiras.

Kung fu

Um comentário :

J.A.Cangelari disse...

Mestre Chiu Ping Lok foi uma das grandes pessoas que eu tive a oportunidade de conhecer e a honra de te-lo como mestre.Ele e mestre Lee que tambem nos deixou.O que eu tenho a dizer é que ficou muita saudades e tenho certeza que este mundo ficou mais triste.
José Antonio Cangelari.(Canguru) meu apelido dado pelo mestre
Santos/SP