segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Rápido e sofisticado em plena segunda-feira..


Willyans V.: É noite de segunda-feira e você não quer pensar que ainda tem a semana toda pela frente, então vamos comer algo fácil, razoavelmente rápido e sofisticado..
Tipo um miojo? Não, um salmão com cogumelos..

O que eu tenho de comprar Willyans V.?
VOU DIZER.. Você compra tudo isso:

+2 postas (250g) de salmão
+suco de meio limão
+sal a gosto
+ 1 xícara de chá de shimenji
+ 1 xícara de chá de shiitake em tiras
+ Sal ou shoyo
+Algum outro tempeiro desidratado de sua preferência, para jogar por cima depois de pronto.

Não vou arriscar dar um preço pois isso muito muda dependendo da região..

Tá, e como eu junto isso? Põe na panela com água e espera três minutos?
eh, não!?

Coloque o salmão numa forma refratária e tempere com o suco do limão e sal, eu prefiro shoyo, se preferir fazer um mix dos três melhor ainda, mas tenha cuidado, se você não tem muita experiência com shoyo é melhor ficar só no salzinho mesmo, pois a concentração de sódio no shoyo provocará muita sede nos seus convidados, ou mesmo em você, se não for bem dosado. Deixe descansar (em paz) por 20 minutos, para o tempero pegar bem no peixe, se estiver com pressa 15 minutos são suficientes, mas o ideal é deixar os 20 mesmo. Depois asse por outros 20 minutos no forno em fogo médio. Enquanto isso, de uma refogada nos cogumelos numa frigideira, mas não refogue muito ou ficarão esquisitos. Tempere com sal e quando passarem os vinte minutos do peixe jogue os cogumelos em cima do salmão. Depois deixe no forno por aproximadamente 10 minutos. Para concluir você pode jogar aquele tempeiro de sua preferência.
Dá uns 40 minutos de trabalho, 37 a mais que o bom e velho miojo, mas vale o esforço..
E se sobrar um pouco você pode esmagar com um garfo e por no sanduíche para levar ao trabalho no dia seguinte (desde que deixe na geladeira durante a noite, peixes são sensíveis a temperatura).
Parece uma boa acompanhar isto com uma cervejinha de trigo e uma música constante (Terapia, haha-a), pra parecer que ainda é sábado..

Willyans V. escreveu revisou e não lembra onde aprendeu essa receita.

Nenhum comentário :