quinta-feira, 19 de março de 2009

Wikipedia no celular, sem conexão com a intenet

Clipping

Enquanto a versão móvel da Wikipedia tenta formatar todo o seu conteúdo, um empreendedor francês preferiu um atalho: criou um aplicativo que consulta qualquer artigo da maior enciclopédia móvel sem precisar de qualquer conexão.
Todos os artigos da Wikipedia foram formatados e armazenados em oito versões para telefones celulares (alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, polonês e português) por Patrice Khawan, o ´cabeça´ da WikiPock.
Segundo o francês, depois de comprimidos, todos os artigos ficam com 4 GB no total. E apesar da menor potência dos telefones, a equipe que desenvolveu o recurso crê que funcione bem na maioria dos aparelhos.
A aplicação já está disponível para compra nos terminais de BlackBerry e Windows Mobile por US$9,99 – a versão de 4 GB para ser instalada na memória interna do aparelho ou então copiada diretamente em um cartão SD. Um cartão SD separado com a Wikipock também é vendido na internet, um pouco mais caro e com variadas opções de tamanho e idiomas.
No site do produto, os fabricantes dizem que as versões para Android, iPhone e iPod Touch chegarão em breve.
Com abundantes mudanças diárias, as atualizações da enciclopédia online devem ser feitas pelo site da WikiPock, que só se efetuam se o usuário comprar a versão Plus, por US$ 15,99, garantindo um ano de atualizações gratuitas.
Um décimo do que for arrecadado para servir de doação para a Wikipedia, diz Khawan.

A notícia é da InfoNews

Nenhum comentário :