Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Testamos a cabra - Ubuntu 8.10 - Intrepid Ibex (Atualizado)


Willyans V.:
Finalmente galera, nós da equipe MEiO TuDO testamos (e aprovamos) o Ubuntu 8.10, apelidado de Intrepid Ibex.
Ibex é um caprino do hemisfério norte, uma espécie de cabra montês, então Intrepid Ibex é a "cabra intrépida".

Download da versão para Desktop - Vai fundo; Se é Linux, é free..
http://www.ubuntu.com/products/WhatIsUbuntu/desktopedition

O Linux Ubuntu:
Criado por Mark Shuttleworth, em 2004, o Linux Ubuntu tem por objetivo ser um programa fácil de instalar e de usar, "just works". A compatibilidade com o Ruimdows (Windows) é ótima, exceto para os novos jogos que exigem "directX10", jogadinha (se me permitem o trocadilho) da Microsoft para continuar com o monopólio do mercado e tentar impedir você, caro leitor, de usar um software gratuito. O tio Bill "Gay"tes não cansa de atrapalhar a vida alheia. O Ubuntu já vem com tudo que o usuário básico precisa (e para o avançado não é dificil achar), internet, programas para escritório (planilha, editor de textos, apresentação de slides, etc), aplicativos gráficos, player de música, games, player de filmes. Costuma-se lançar duas versões por ano, uma em abril e uma em dezembro, esse ano saiu um pouco antes, então se pretende mudar pro Ubuntu, fique ligado nas atualizações.

Mas e a cabra?

Bem, vamos ao Intrepid Ibex. Esse sim é poderoso.
Como sempre, você tem a opção livecd, para aqueles que querem testar antes de instalar, as vezes um pouco lento, mas, em geral, funciona bem.

Mas isso é meio obvio.. Calma, já vamos às novidades.

Um das coisas que mais gostei foi o esquema de abas para janelas de pastas, é o mesmo sistema utilizado pelo Mozila Firefox (pros desavisados: aquele mesmo do Internet Explorer 7), utiliza menos memória e acelera a mudança de janela, além de facilitar a organização.
Também vem com dois recursos facilitadores:
O primeiro é o DKMS (Dynamic Kernel Module Support) criado pela galera da Dell; ele instala os driver sempre que necessário, automáticamente, isso pro usuário básico é uma maravilha, além de poupar um pouco de tempo pro usuário avançado. Quando isso ocorre? Ora, quando atualiza o Kernel, por exemplo, noob..
O segundo é o Jockey, ou Hardware Manager, ele detecta novos harwares e se oferece, como um prestativo mordomo, para baixar e instalar os drivers necessários.

E a web?

"Caramba.. Tem suporte pra 3G..."
Essa foi minha reação quando abri o novo gerenciador de rede, como sempre mais intuitivo que o Ruimdows, e mais simples, suporta tudo que já existia antes, e agora também 3G.

Alguém lembra do Loadlin?

Ahá.. Agora temos o Wubi (Windows-Ubuntu Intaller), mesma função que o Loadlin, instala o Ubuntu como um programa do Windows, facilita caso precise remover e ainda coloca os dois na mesma partição, o que ajuda pra migrar os arquivos. O inconveniente é óbvio, fica lento. Não sei quanto a notebook, pois só testei no desktop. Assim que testar no note dou um upgrade aqui.
Atualização: A função hibernar fica desabilitada nesse modo

Mas nem tudo são flores, ou são, afinal o KDE 4 está muito bonito (como uma flor), mas não serve pra nada (ainda).

Pra quem não sabe, a interface normal do Ubuntu é o Gnome, aquela parecida com o MacOs, mas para aqueles que preferem a interface do Ruimdows, existe o KDE, que imita o Ruimdows.
Bem, essa versão promete, mas ainda é beta então se você quiser mesmo continuar no KDE, de maneira funcional, é melhor colocar o 3, que é a versão anterior.
Os caras da revista "Arquivo Linux" dão uma dica: http://tinyurl.cm/5jcad2, já entrei lá e é seguro, vai tranquilo.

Que mais?
De resto, esta versão, como sempre, está muito bonita e muito fácil de usar, quem quiser mais pode dar uma olhada nos sites abaixo:

http://olinux.uol.com.br/home.html (português)
http://www.ubuntu.com (inglês) - Aqui você baixa o Ubuntu.
http://www.ubuntu.com/support (inglês)
http://www.ubuntu-br.org (português)

E mais uma porrada pela internet.

Pra usuários de primeira viagem eu recomendo a revista Arquivo Linux (foi nela que peguei meu primeiro ubuntu), que já está nas bancas, custa R$12,90 se não me engano, e vem com o cdzinho, pode confiar.


Quem quiser acrescentar algo, comentário serve pra isso, e este espaço é um pouco de vocês também.. Mas só um pouco.. LOL

Abraços a todos..
E boa diversão com o novo Linux Ubuntu.

4 comentários :

Daniel disse...

Caro pseudo-filósofo e colega de BAR Willyans... Vamos "por partes":

1º) O senhor se esqueceu que o Bill gayzin (oops!! Bill Gates) se aposentou da Microsoft? Portanto, a jogada do DirectX 10, mesmo tendo sido na época em que ele trabalhava, não é mais "culpa" dele?

2º) Para quê se preocupar com o Linux sendo distribuição FREE se posso muito bem "phuder" com o Windows e transformá-lo numa versão mais leve, com um crack que deixa o Windows original, serial que engana o site da própria Microsoft, programas com a funcionalidade plena, menos de 200mb de RAM ocupadas pelo PESADO RWINDOWS e tal? Tudo bem que o Ubuntu deve utilizar "no máximo" (vamos ser bonzinhos, não mexo muito com Ubuntu, e nunca escondi isso) 130 mb de ram... então, lhe pergunto: por mais que seja mais "trabalhoso", e do mesmo jeito, sendo de graça, até mesmo o site "pago" (isto gerará comentários depois...) da Microsoft não reconhecendo o crack, qual seria a vantagem da migração?

São apenas comentários que acho interessante serem postos em voga...

Saudações Filosóficas!!!

Willyans V. disse...

Lembrando do bom e velho Peanut, de Jeff Dunham:

Ilegal,
Ilegal,
Ilegal,
Ilegal,
Ilegal...

Não que alguém ligue muito pra isso.. No Brasil...

Existem inumeras vantagens, mas a idéia deste post é analisar as novidades no linux Ubuntu 8.10, e não compara-lo com outro sistema, é claro que em alguns momentos fiz analogias, afinal, o Windows é muito conhecido e fica mais fácil falar desse jeito, mas não disse que as pessoas devem migrar, apenas dei dicas, caso alguém queira migrar.

A questão do DirectX10, é atrapalhar só pra quem usa linux, e é culpa dele sim.. Aquele charlatão.. auhauah.. Brincadeira, o cara é um p**a gênio galera..

Mas o seu post me deu a idéia de criar um outro, comparando os dois sistemas.. Mas essa coisa de escolher, é mais pessoal, não culpo ninguém por usar o Windows, nem por usar o Ubuntu.. Mas eu pessoalmente prefiro software livre..
Valeu guri...



Que achas da idéia Alex Knight?

Alex Knight disse...

é, o cara é uma puta de um gênio mesmo..
hauhauhauhaua

só espero q não apareçam fanaticos por ruindows pra discutir conosco após a postagem da comparação de sistemas, que talvez faremos em breve....

Willyans V. disse...

O Fernando provavelmente dará o ar da desgraça por aqui... auhhauhaua-a